segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Uma situação grave e abusiva ocorreu em Sorocaba/SP: O sated (sindicato dos artistas e técnicos em espetáculos de diversões) conseguiu suspender um Festival de Teatro Amador. A direção do sated/SP enviou e-mails ameaçadores à organização do festival (realizado em parceria com a prefeitura), aventando sanções judiciais por descumprimento da Lei 6.533/78. A intimidação funcionou e os responsáveis, com a anuência dos Grupos de Teatro locais, acharam por bem cancelar o festival.

A meu ver, a ação do sated é descabida e não tem amparo na lei. O que eles queriam era vender DRT, atiraram no gato e acertaram no peixe. De qualquer maneira, a situação exorbita as atribuições do sindicato e abre perigosíssimo precedente. Fiquei sabendo depois que o sated também já tentou interditar o FILO, de Londrina, dizendo que os atores estrangeiros não tinham visto de trabalho.

Para quem estiver interessado na questão, estou publicando no meu blog (o link está abaixo) uma série de postagens sobre esta ocorrência de Sorocaba, e estarei brevemente propondo uma discussão sobre o papel do sindicato e os limites de sua atuação.

Um forte abraço,

Fernando Lomardo

Nenhum comentário: